sábado, 26 de fevereiro de 2011

ÉTICA NAS RELAÇÕES PÚBLICAS

Segundo os conhecimentos obtidos nas aulas, compreendi que o código de ética é como um guia para o comportamento ético, através dos quais se estabelece um padrão de conduta, uma disciplina para as ações dentro das organizações.
O Relações Públicas deve usar a ética como um fator de fortalecimento da profissão, pois além de guiar as atitudes no dia a dia, a ética reforça a forma como se devem gerir todas as funções desempenhadas dentro de uma organização.
Nessa esfera profissional é onde se tem uma relação mais próxima com a ética, pois ela orienta e limita as ações dentro de uma organização. Nesse ponto, a ética pode se confundir com as normas e procedimentos da empresa. No entanto, acredito que não haja como separar ética pessoal da profissional, pois a questão é se você é ético ou não se é.
O profissional de Relações Públicas deve aplicar amplamente o código de ética pelo simples fato de que uma atuação ética nunca será forçada a se submeter a nenhum tipo de pressão ou desvalorização das pessoas, já que se tem a ética como o ponto básico para o respeito do profissional.
Com tudo, percebi no código de ética das Relações Públicas, se preocupa muito mais em delinear um comportamento ideal para a prática da profissão do que num estabelecimento normas a serem seguidas.
O profissional de RP deve ser uma pessoa com ideias formadas, de opinião critica e que busquem o melhor tanto para a sociedade quanto para a empresa onde trabalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário