terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

LEÕES E CORDEIROS

     Leões e Cordeiros é um filme reflexivo e intrigante, não é apenas um entretenimento, pois não aponta respostas, mas sim nos instiga a fazer perguntas. Mostrando a guerra em um ângulo diferente, através do diálogos, no pano de fundo, de três pessoas envolvidas na guerra no Afeganistão, mas em diferentes aspectos e locais e ao mesmo tempo.
     Pelo que se pode observar, o objetivo central do filme é exigir uma atenção plena do espectador para fazê-lo refletir no conflito entre EUA e Iraque que é praticamente uma guerra “fabricada” e que já dura mais que a II Guerra Mundial. O filme também nos impulsiona a pensar no papel que cada indivíduo desenvolve dentro da sociedade e em quanto a mídia tem poder sobre o povo.
     A história mostra que os motivos reais dessa guerra são muito diferentes daqueles que são explicados pela mídia. E essa conclusão é desenvolvida dentro do filme na relação de poder em vários níveis da sociedade, como um político, uma jornalista, um professor e os alunos universitários.
     Leões e Cordeiros é um bom filme, com narrativa linear, mostra como essa guerra é absurda, apesar dos fins lucrativos que a conduz.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A MUDANÇA CLIMÁTICA PRECISA QUE A COMUNICAÇÃO SEJA ALIADA

As conseqüências do aquecimento global pede urgência e não o alarmismo da imprensa.

     A comunicação e o tema “Mudanças Climáticas e Aquecimento Global”, nunca estiveram tão ligados como nos dias atuais. O assunto está na pauta dos jornais, revistas, rádios e TVs, adquirindo uma dimensão popular, disputando espaço com assuntos do cotidiano. Comunicar de modo simples um assunto complexo, tem produzido discussões pouco aprofundadas e conclusões catastróficas. Esse é um assunto delicado, o que exige pelo menos algum respaldo em dados científicos, por parte do comunicador.

     Hoje, o meio de comunicação está interessado em apenas publicar o que chama mais a atenção. Já não há como discernir o que é mito de verdade. A pesquisadora da Embrapa, Drª Rosana Higa explica que, de fato, a temperatura do planeta está aumentando devido a sua oscilação normal. Mas a culpa é, indiscutivelmente, do homem por provocar que essa oscilação permaneça por um período maior.

     O fator principal que ocasiona as mudanças do clima são os gases de efeito estufa, que contribui com 613% da emissão mundial. Esses gases adquiridos através das diversas formas de energia, como o por exemplo, a combustão de combustíveis fósseis, padrões de consumo desmedidos e desmatamento. As conseqüências pedem urgência e não pânico.

     Quando a mídia trata o assunto com um tom catastrófico, a reação das pessoas é de que já não há nada a fazer e que esse problema não tem solução. O comunicador precisa ser realista para estimular as outras pessoas a tomarem as medidas necessárias para minimizar esses impactos.

     Para não produzir perigosas confusões e alguma desinformação, a mídia deve substituir seu enfoque de apocalipse por um outro que aprofunde o tema e oriente. Pois, o importante é que a população adquira conhecimentos necessários e verdadeiros sobre os riscos das mudanças climáticas e para terem atitude responsável com o meio ambiente. Este é o grande desafio.

BEM-VINDOS!



Olá,  seja bem-vindo(a) ao ComuniCast!

O objetivo desse blog é compartilhar assuntos relacionados a Comunicação, promovendo interação, conhecimento e exposição de opiniões e pensamentos.

Sinta-se em casa e contribua com esse conteúdo!