quarta-feira, 30 de novembro de 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Publicidade e propaganda


        Publicidade é um meio de comunicação com a massa, que tem a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para o anunciante, geralmente para vender seus produtos e serviços.


Podemos definir como publicidade como aquela fase do processo de distribuição dos produtos ou serviços que se ocupa de informar sobre a existência e qualidade dos mesmos, de tal forma, que estimule a sua compra (KARGER, 1973, p. 9-10 apud PINHO, 2004, 172).

A propaganda realizar tarefas da comunicação de massa, constituindo-se de ações que estão voltadas para a difusão das ideias através de quaisquer meio, levando uma mensagem capaz de interessá-los em determinada ação, não tendo necessariamente a finalidade de vender[1].
Já para Ogden (2004, p. 13), a propaganda se desenvolve para executar qualquer mensagem de lembrança, informativa ou persuasiva, comunicada a um mercado ou público-alvo através de um meio não-pessoal.
Kotler (2009, p. 140) define propaganda como a ferramenta mais poderosa para a construção do conhecimento de uma empresa, envolvendo mídias variadas como espaço em revistas e jornais, rádio e televisão, outdoors, mala direta ou telefone. Só que em geral, a publicidade será um desperdício se a empresa não tiver nada interessante para dizer, ou for algo interessante de maneira inadequada, por esse motivo é que as empresas devem tomar cuidado sobre como gastar o dinheiro. No entanto, a abordagem mais eficiente é definir orçamento com base em objetivos e tarefas que irão atingir o mercado-alvo. Assim ficará mais fácil prever o alcance, a frequência e o impacto desejado[2].
Portanto, a função da publicidade é de transformar todos os homens em consumidores, de um modo que o aquilo que não era essencial se converta no indispensável, fazendo com que o mercado estar em constante movimento.




[1]PINHO, J.B. Comunicação em Marketing. 7ª ed. São Paulo: Papirus, 2004.p. 130-132.
[2]KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009.p. 143.